Frugalidade e minimalismo,  Pinterest

Viajando com o mínimo

Apesar de não viajar muito me interesso bastante pelo conceito “packing light” (bagagem leve, em uma tradução livre), e nas minhas ultimas viagens venho tentando coloca-lo em prática.
Nesse Carnaval farei minha primeira viagem de avião e resolvi que quero viajar apenas com a bagagem de mão (peso max de 5kg e tamanho de 115cm). Vale lembrar que é uma viagem de quatro dias. Já sabia mais ou menos o que queria levar, mas pesquisei um pouco no Pinterest para maiores inspirações, e terminei com a seguinte lista:
  1. Vestido leve branco (para possíveis saídas e passeios)
  2. Regata preta (a mais leve e confortável que eu tenho!)
  3. Short jeans (aquele que eu roubei ganhei da minha mãe)
  4. Saia longa (vou vestindo na ida e volta)
  5. Camiseta cinza (vou vestindo na ida e volta)
  6. Camisa (pra usar de saida de praia)
  7. Roupa de banho (afinal vou para a praia!)
  8. Viseira
  9. Chinelo
  10. Óculos de sol
  11. Camera fotográfica (óbvioclaroevidente)
  12. Um par de sapatilhas (vou vestindo na ida e volta)
  13. Roupa íntima
  14. Pijamas
  15. Óculos de grau (e talvez as lentes de contato)
  16. Carregadores (celular e câmera)
  17. Mini kit de maquiagem
  18. Caderno e caneta (senão eu morro)

Escolhi uma mochila pequena que ganhei da empresa (e dei para o meu pai porque não uso mochilas normalmente) pelos seguintes motivos: ser leve, ter várias divisões e estar preparada para aguentar uma quantia razoável de peso (é daquelas que tem lugar para notebook). Com relação a cosméticos e maquiagem entrei num acordo com a minha cunhada e vamos dividir o que der (shampo e condicionador, creme hidratante, protetor solar etc).Fiquei incomodada porque quase não achei informações a respeito do assunto na internet (brasileira, em português). Depois de quebrar a cabeça por um tempo, joguei a toalha e liguei para o agente de viagens com quem trabalho e perguntei se era permitido levar roupas na bagagem de mão. Não achava essa informação em lugar nenhum, apenas que você deve levar com você seus bens mais importantes. Foi bem frustrante!No mais, estou louca para ir viajar e descobrir se consigo me adaptar ao packing light ou não!! Veremos na proxima semana!

Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

6 Comments

  • Vanessa

    Tenho tentado usar esse princípio quando viajo desde o ano passado e já cheguei a algumas conclusões:
    – pensar nos looks antes ajuda muito a viajar com menos. Qdo possível eu separo as coisas…"essa saia com essa blusinha, esse short com essa blusinha" e tenho uma ideia do que usar a cada dia…
    – ter peças que combinam entre si cria uma variedade de looks com poucas peças.
    – o lugar influencia totalmente nisso…já percebi que viajar para uma fazenda, por exemplo, requer mais combinações de roupas uma vez que acabo me sujando mais com suor, terra, poeira, piscina e tal.
    – ter uma ideia da previsão do tempo ajuda a levar as roupas certas.

    Na sua lista eu acrescentaria (enxerida eu né? haha):
    1 camiseta a mais (vai que suja), 1 livro (pq não ando sem) e 1 toalha ou 1 canga pq é sempre útil pra não voltar ensopada da praia… rsrs….e talvez..uma blusinha de frio (pq costumo sentir frio sempre).

  • Flávia

    Tate, leio sempre seu blog, mas nunca comento, Bom, depois que morei uns meses na Europa e fiz viagens com companhias low cost aprendi a fazer milagres com as malas. Sobre a bagagem de mão aqui no Brasil: em geral eles não pesam se ela estiver num tamanho razoável. Mas depende muito da cia. O que eu ficaria atenta é com o tamanho das embalagens de shampoo e produtos de beleza. Nunca tive problemas aqui no Brasil, mas lá fora eles são bem rigorosos: embalagens até 100 ml, ah, e nada de aerosol. Você tb pode levar uma bolsa pequena (que pode conter sua maquiagem, por exemplo) e livros e notebooks fora da mochila. Acho que você não encontrou informações sobre roupas, porque em geral eles informam sobre o que não pode estar na bagagem de mão e o que é importante que não seja despachado. Enfim, se tiver dúvidas, pode perguntar…

  • Adriana

    Olá, cheguei no seu blog por acaso. Faz uns 20 anos que viajo apenas com bagagem de mão, seja viagem de 3 dias ou 3 semanas, não importa, locais ou internacionais, e para mim é a melhor maneira de viajar. Provavelmente vc vai adorar também e nunca mais vai pensar em despachar malas. Boa viagem 🙂

  • Lets

    Tati, recomendo que você leve um casaco leve/cardigan, geralmente deixam o ar condicionado do avião em temperaturas bem baixas. Já passei frio diversas vezes e aprendi, mesmo que esteja viajando para um lugar super quente, sempre acabo usando uma blusa no avião. Também já acnteceu de o tempo mudar no destino e aí eu já estava preparada.

  • Anne

    Eu sinto muito frio quando viajo de avião! Pense se não vale a pena ir vestido com um casaco levinho, e aí já aproveita e usa, caso seja necessário durante a viagem (espero que não seja, pq praia e frio não combinam muito… rsrsrs)

  • Bruna

    Que lega, Tati! Depois quando voltar conte-nos mais dessa experiencia! Tambem tenho tentado levar o essencial quando vou pra casa do namorado! (sou esperta e ja deixei algumas coisas la: pijama, chinelo, escova de dentes, perfume, creme, desodorante! Rs) e ele tambem tem coisas aqui, então fica mais facil e me permito levar menos coisas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *