Recomendo

Un-fancy

UnFancy nasceu do desejo de simplificar minha vida. É uma mistura de duas de minhas coisas favoritas: estilo pessoal + minimalismo.
Nem sei como, mas a hora que vi já estava lá. Tropecei no blog Un-Fancy e devorei cada palavra em apenas dois dias. A autora, Caroline, é uma americana que em determinado momento percebeu que o ponto chave não era ter muitas coisas, mas umas poucas que a fizessem realmente feliz. Usando algumas referências de capsule wardrobe, como o Project 333, ela determinou as linhas gerais do projeto #unfancy: 37 peças, 3 meses.
Por que 37 peças? Porque ela (assim como eu!) gosta de trabalhar com múltiplos de 3 (deveriam ser 39 peças, mas em dois grupos ela optou por apenas 2 peças, por isso ficaram 37). E porque não? Três é o número perfeito para isso: você pode ter uma peça básica, uma peça clássica e uma peça estilosa. Então, com essa única regra aplicada ao guarda roupas inteiro, ela chegou a esse número. Porém ela avisa: isso não é uma regra! Se você quiser 20 ou 50 peças, tanto faz.  A intenção é se divertir e aproveitar ao máximo suas roupas.
Outra ideia interessante da Caroline (e que nunca me ocorreu) é começar a definir as peças do seu capsule pelos sapatos! Isso mesmo, e faz sentido: se você parar para pensar, o sapato é quem define se seu look é despojado ou clássico, por exemplo. Para ela, 9 pares resolvem: 3 altos, 3 baixos e 3 curingas.
Além da maneira gostosa como ela se comunica, outra coisa me chamou atenção no projeto Un-Fancy: a autora parece estar super na moda o tempo todo, sem o menor esforço. Bem, quase. Na verdade a outra “regra” do jogo é que você não pode comprar nada durante os 3 meses (que são 3 para definir o tempo exato de uma estação completa), apenas na última semana antes da troca de coleção. A Caroline aproveita essa semana para mandar embora as peças mais gastas ou velhas, trocar as peças que ela não vai usar por outras que estavam guardadas fora de uso e comprar as peças necessárias na próxima rodada.
O blog inteiro dela tem dicas super bacanas sobre como abordar da melhor maneira essa mudança de comportamento, inclusive com uma série de posts específicos para isso: Capsule Wardrobe 101
Acho lindo quando vejo esse tipo de atitude e fico sempre super animada para começar a participar. Apesar de termos estilos de vida bem diferentes (ela é uma fotografa que trabalha boa parte do tempo de casa) eu consigo imaginar uma maneira de adaptar bem minhas necessidades com a ideia geral do projeto. A regra do 3 na verdade é uma regra de ouro! O blog dela está em inglês, mas é super fácil de entender e vale a pena o esforço de quem não tem um relacionamento muito próximo com a língua. Recomendo!
Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

5 Comments

  • Lud

    Mas 37 não é múltiplo de 3, é número primo 🙁 (a chata).
    Dei uma olhada no site e gostei principalmente da paleta de cores dela – é bonita, harmônica e bem reduzida!, rs.
    Beijos

  • Andrea

    Eu não gosto muito desses blogs e dos tais "projetos". Talvez meu lado rebelde não aceite a imposição. Sou super a favor do minimalismo e de se usar e gostar do que tem, mas esse negócio de "invista em TAIS peças", "tenha TANTAS peças", "só use ESSAS cores", não é pra mim.

  • jo

    seu blog é super inspirador pra mim … estou fazendo uma "limpa" aqui em casa, e já foram 3 sacos de lixo de 200 litros de roupas doadas, e uns 15 pares de sapatos, isso só no quarto, estou fazendo isso por toda a casa, mas meu próximo objetivo é reduzir ainda mais meu guarda roupas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *