• Beleza,  Frugalidade e minimalismo,  Maquiagem,  Vamos destralhar?

    Produtos terminados desde Agosto de 2016

    Desde o último post sobre o assunto, continuei guardando as embalagens vazias dos produtos que terminei e mesmo aqueles que separei para jogar fora (os que separei para dar já me desfiz há algum tempo…). Abaixo, as fotos de tudo que estava aguardando a publicação desse post: Talvez eu já tenha mencionado aqui, mas não sou muito de pintar as unhas. Minha coleção de esmaltes acaba girando em torno de 10 frascos por vez, mas resolvi dar uma geral e separei alguns para mandar embora, mais precisamente  esses da foto acima: um cor de rosa, que  francamente comprei quando estava entediada, pois não uso cores assim, um cinza/marrom e um…

  • Beleza,  Desafio,  Inventário,  Maquiagem,  Vamos destralhar?,  Vida real

    Inventário de Maquiagem – 2016

    Importante: essa não é uma coleção minimalista de maquiagem! Há alguns meses atrás, publiquei aqui no blog o meu primeiro inventário de maquiagem. Nesse post (se você perdeu é só clicar aqui!), falei a respeito de como estava infeliz com a quantidade de produtos que eu tinha, além de ter comentado que para chegar no meu ideal precisaria terminar com 34 produtos. Mais um post sobre a minha maquiagem… Eis que, nas últimas semanas, acabei revendo muito sobre a minha coleção. Tudo começou quando li essa postagem no blog da Anna Costa, sobre a coleção de maquiagem dela. A Anna, que é uma pessoa normal, diferente de mim 🙁 ,…

  • Vamos destralhar?

    Bagunças aleatórias – Prateleiras do quarto

    Retomando a série de posts “Bagunças Aleatórias” (o primeiro foi publicado em Novembro! Não viu? Leia aqui!), o próximo item da minha lista eram as minhas prateleiras do quarto!  Tenho três prateleiras no meu quarto, onde costumo colocar objetos que tem um significado especial para mim, além das minhas velas. Essas prateleiras e a minha mesa de cabeceira são as únicas superfícies expostas no quarto. Ou seja: é nelas que as tranqueiras do dia-a-dia se acumulam! Com o tempo, o que costumava me deixar feliz passou a incomodar bastante pois elas começaram a ficar bagunçadas. Demorei a tomar coragem para encarar esse destralhe, mas finalmente o fiz na noite passada.…

  • Vamos destralhar?

    O milagre da multiplicação

    Outro dia assisti um vídeo sobre dicas de como aplicar o minimalismo (estilo “minimalismo para principiantes”) e uma das dicas era reunir todos os objetos repetidos (os famosos múltiplos) e depois se desfazer dos excedentes. Pensei “taí uma dica interessante, mas será que eu tenho múltiplos?”. E então percebi que eu tinha sim múltiplos, e o pior de tudo, eram múltiplos de um objeto que eu sequer uso! Pen drives! (Mas como isso aconteceu? Eu nunca sequer comprei um pen drive na minha vida.) Bom, seguindo a dica, escolhi um único pen drive e me desfiz dos outros. O que eu escolhi (na foto o branco da esquerda, que tem…

  • Vamos destralhar?

    Bagunças aleatórias – Mesa de cabeceira

    Esses dias atrás publiquei aqui no blog a respeito de como a leitura de dois livros mudou algumas perspectivas que eu tinha a respeito de desapego e minimalismo (e se você ainda não leu, é só clicar aqui!). Eu fiz uma lista de lugares para trabalhar e vou dividir aqui no blog um pouco do processo (ou pelo menos a parte visível dele).  O primeiro da lista era a minha mesa de cabeceira. Ao longo da semana ela vai ficando um pouco tumultuada, mas seu ápice acontece nos finais de semana, quando meu namorado agrega as tralhas dele com as minhas sobre a pobre mesinha de cabeceira. Daí eu vou,…

  • Vamos destralhar?

    Resetando meu quarto

    Há uns meses atrás eu resolvi que estava pronta para resetar meu quarto. Estar pronta no sentido de encarar tudo que eu tinha nos olhos e tomar decisões firmes com relação a essas coisas. Não. É. Fácil. Para não me perder no processo bolei um roteiro, que deixo aqui para ajudar quem quiser passar por essa experiência! Tirar absolutamento tudo do quarto Roupas: coloca-las sobre a cama dos meus pais Sapatos: coloca-los no corredor Criado-mudo e prateleiras: coloca-los no corredor Maleiros: Sob a porta; Guarda roupas; Guarda-roupas Cama: Box direito; Box esquerdo Limpar tudo: Cama: Trocar roupa de cama; Passar aspirador dentro dos baús Passar aspirados embaixo Guarda roupas: Passar…

  • Vamos destralhar?

    Técnicas de destralhe: Packing Party

    Quase isso… Essa tecnica foi utilizada por Ryan Nicodemus, autor do blog The Minimalists, quando ele resolveu cair de cabeça no minimalismo: ele guardou TUDO que ele tinha em caixas e foi retirando as coisas conforme suas necessidades. É um técnica extrema e rápida, exatamente para quem está procurando uma resposta rápida para as tralhas. A ideia base é que você faça isso por um tempo determinado e depois jogue fora tudo aquilo que continuou encaixotado.Depois de alguns anos flertando com a ideia do minimalismo só agora eu tenho coragem para fazer algo tão extremo. Se formos parar para pensar no assunto, não é exatamente isso que nossos armários fazem? Quem…

  • Vamos destralhar?

    Vlog – Destralhando meus livros

    O diálogo acima foi a fonte de inspiração para o post de hoje. Apesar de mencionar algumas vezes aqui no blog o destralhe dos meus livros, nunca falei específicamente de como realizo o processo. Para explicar melhor os pontos, resolvi gravar um vídeo. Espero que vocês gostem da novidade! 🙂 Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

  • Vamos destralhar?

    Técnicas de destralhe: Jogo Minimalista

    Esse desafio proposto no blog The Minimalists tem uma única regra: você deve se desfazer de objetos proporcionalmente ao dia do mês. Como assim? Simples: dia 1, um objeto; dia 2, dois objetos; dia 20, vinte objetos. Se você conseguir ir até o fim vai ter destralhado 496 itens!Em Dezembro passado eu cumpri o desafio completo e relatei a experiência nos seguintes posts: Desafios de Dezembro Jogo Minimalista: Considerações Finais Jogo Minimalista – Dezembro de 2013 Desafios que me ajudam a viver Como foi passar pelo desafio? Aproveitei-o para mandar embora bastante coisa que estava empacando meu dia-a-dia e isso me possibilitou tirar do meu quarto os móveis em excesso…

  • Vamos destralhar?

    Técnicas de destralhe: Project Pan

    Hoje resolvi começar uma nova série de posts sobre técnicas de destralhe diferentes que eu uso e que talvez ajudem você a se desapegar sem sofrer muito com o processo! Afinal, nem sempre destralhar é simplesmente sair jogando as coisas no lixo. Vou lançar um post por mês, assim dá tempo de você colocar em prática numa boa! Pan é o nome do recipiente metálico onde são depositadas as maquiagens compactadas e a regra desse projeto é escolher um número específico de produtos e usar até acabar! Só vale comprar outro se ao acabar um produto você não possuir outro para substituir. Ou seja: acabou seu batom cor de boca,…